26 de junho de 2012

TARTE DE LIMÃO


INGREDIENTES
1 base de massa quebrada
4 gemas
4 colheres (sopa) de amido de milho
140 g de açúcar
500 ml de leite
1 colher (chá) de aroma de baunilha
300 g de iogurte grego sem açúcar
Sumo e raspa de 3 limões

PREPARAÇÃO
Ligue o forno a 180ºC. Estenda a massa sobre uma bancada, mantendo a folha de papel vegetal que a acompanha. Forre uma tarteira e pique toda a superfície da massa. Coloque uma folha de papel vegetal sobre a massa e cubra com feijão ou grão. Leve ao forno durante 15 minutos. Retire o papel vegetal e as leguminosas e deixe cozinhar por mais 10 minutos. Retire do forno e deixe arrefecer. 
Entretanto, prepare o creme. Numa taça deite as gemas e mexa com um batedor de varas. Adicione o amido e 50 gramas açúcar e mexa até a mistura estar cremosa. Por fim, acrescente 50 ml de leite e misture bem. Leve o restante leite ao lume a aquecer. Quando estiver quente, acrescente 50 gramas de açúcar e mexa. Deite o leite aquecido sobre a mistura mexendo sempre. Leve ao lume a engrossar, em fogo médio, mexendo sempre. Quando atingir a textura desejada apague, junte o aroma de baunilha e misture bem. Deite numa taça, tape com película aderente e leve ao frigorífico durante, pelo menos, duas horas.
Numa tigela deite a raspa e o sumo de limão. Junte 40 gramas de açúcar e mexa. Adicione o iogurte e misture até que esteja tudo bem incorporado. Junte este preparado ao creme e envolva bem. Deite sobre a base da tarte e leve ao frigorífico durante algumas horas antes de servir.

Sem comentários: