25 de julho de 2012

QUICHE DE COGUMELOS E ATUM


INGREDIENTES
Para a massa
210 g de farinha
90 g de manteiga s/ sal fria
45 g de água gelada
1 colher (chá) de sal


Para o recheio
1 cebola média picada
4 dentes de alho picados
1 courgette em cubos pequenos
1 alho francês em tiras finas
2 latas de atum pequenas
1 lata de cogumelos pequena
250 ml de natas de soja
2 ovos
25 g de queijo parmesão ralado
Azeite
Sal
Pimenta preta moída
Noz-moscada
Orégãos

PREPARAÇÃO
Comece por deitar a água num copo e pôr no congelador cerca de 10 minutos, para que fique gelada.
Numa taça deite a farinha, acrescente o sal e mexa bem com um garfo. Em seguida, acrescente a manteiga e amasse até que fique com o aspeto de areia. Comece a juntar a água gelada à medida que vai amassando e pare logo que tiver humidade suficiente. Amasse mais um pouco, retire da taça e, sobre uma bancada, faça uma bola. Envolva em película aderente e leve ao frigorífico cerca de 30 minutos.
Ligue o forno a 190ºC. Polvilhe uma bancada com farinha, estenda a massa e forre uma tarteira, previamente untada com manteiga. Coloque no frigorífico.
Numa sertã aqueça um pouco de azeite, junte a cebola e o alho e deixe alourar. Adicione depois a courgette e o alho francês e cozinhe até que estejam macios. Acrescente o atum e os cogumelos e envolva bem. Retire do lume e reserve.
Numa tigela bata os ovos, acrescente as natas e o queijo ralado. Tempere com sal, pimenta, noz-moscada e orégãos e misture bem.
Deite metade do preparado de legumes e atum sobre a massa e depois metade do molho. Repita o procedimento anterior e leve ao forno durante cerca de 25 minutos. Deixe arrefecer cerca de 30 minutos antes de servir.

Sem comentários: