25 de julho de 2012

STRUDEL DE MAÇÃ


INGREDIENTES
4 folhas de massa filo
3 maçãs golden
10 ameixas pretas
50 g de amêndoas 
100 g de açúcar
Canela
Pimenta da jamaica
Noz-moscada
1 vagem de baunilha
Sumo de 1 limão
Raspa de 1 laranja
Manteiga q.b.

PREPARAÇÃO
Ligue o forno a 180ºC. Descasque as maçãs, retire as sementes e corte em fatias finas. Regue com o sumo de limão para que não escureçam. Corte as ameixas em tiras finas. Com uma faca corte as amêndoas em pedaços pequenos.
Numa sertã coloque o açúcar e as sementes de baunilha. Para retirar as sementes deve fazer um corte longitudinal na vagem e com a ponta da faca raspar o interior. Leve a lume médio e quando o açúcar começar a derreter junte a maçã e as ameixas, mexendo cuidadosamente. Junte a canela, a pimenta, a noz-moscada e a raspa de laranja. Quando a maçã estiver macia, acrescente as amêndoas e mexa. Retire do lume e deixe arrefecer.
Numa tigela derreta alguma manteiga para untar as folhas de massa filo. Num tabuleiro coloque uma folha de papel vegetal. Sobre este estenda uma folha de massa e unte toda a sua superfície com manteiga. Repita este procedimento com as restantes folhas de massa. Polvilhe a folha superior com canela e espalhe o preparado anterior, longitudinalmente, no centro da massa, deixando algum espaço nas laterais. Feche a massa, dobre as pontas para baixo e leve ao forno cerca de 25 minutos ou até a massa estar dourada. Pode polvilhar com açúcar em pó.

Sem comentários: